Conheça quais atividades precisam do Alvará Sanitário
Em nosso primeiro texto, falamos sobre o que é o Alvará Sanitário emitido pela Vigilância Sanitária e agora, vamos conhecer um pouco mais dele, focando em quem necessita desse documento. Não sabe se o seu negócio realmente precisa de uma Licença Sanitária? – Continue a leitura e descubra a resposta!
No mesmo texto introdutório, falamos rapidamente sobre as atividades que exigem um Alvará e agora nos aprofundamos, mas antes uma revisão.
Toda atividade necessita de documentos para serem exercidas, alguns desses documentos são gerais e comuns a todas as atividades, outros são pré requisitos para a obtenção de documentos específicos.
Para saber como se dá essa dependência entre documentos, é muito importante ter um fornecedor parceiro, como já comentamos no artigo sobre Gestão Eficiente de Documentos.
Vamos agora citar de forma simplificada os passos para identificação do seu negócio para o enquadramento na necessidade de obtenção de um Alvará Sanitário. Podem haver diferenças de acordo com cada município.
Primeiro Passo
Verificar o seu CNAE – (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), ou seja, a(s)atividade(s) que o estabelecimento executa. Essa consulta pode ser feita através da internet por buscadores ou acessando a página da Receita Federal Brasileira – link aqui Após encontrar o número de CNAE correspondente a sua(s) atividade(s), com essa informação, procurar o portal da Prefeitura de sua cidade para saber quais são os documentos exigidos para a atividade escolhida.Segundo Passo:
Em posse dos documentos necessários, agora precisará de um requerimento ou preenchimento de formulários, e mais uma vez lembramos; cada Prefeitura tem seus esquemas e trâmites de trabalho, fique atento às exigências deles! Essa etapa comumente o levará a ir ao órgão público responsável (Secretaria de Vigilância Sanitária ou equivalente).Terceiro passo:
Dependendo da forma de funcionamento e exigências da prefeitura de onde a atividade será exercida, pode ser necessário agendar vistoria e pagamento de alguma taxa. Se houver vistoria, e estando tudo conforme, o Alvará deve ser liberado em alguns dias. O processo pode parecer moroso, mas seguindo as dicas da Ameni com certeza será mais fácil. Atividades mais comuns com necessidade de Alvará:Produtos e maquinários de saúde; Cosméticos e estética; Saneantes; Alimentícias; Ambiental; Medicamentos; Serviços de Saúde; Saúde do Trabalhador; Zoonoses;Essas atividades são as atividades macros, tendo outros desdobramentos dentro de cada uma e muitas vezes até o entrelaçamento de atividades correlacionadas, como por exemplo, um centro estético com venda de alimentos naturais. Por isso é muito importante, ter a informação correta do CNAE da atividade, e seguir os passos anteriores para que seu negócio seja legalizado rapidamente. Muitas informações podem ser conseguidas na página oficial da ANVISA, então atenção às normas gerais que regem a atividade, e também, a legislação específica do município de atuação. Todas as atividades possuem um norteador de boas práticas, seja um material oficial disponibilizado, como também por outros empreendedores do ramo escolhido; então se informe, fique atento a legislação para evitar o fechamento por irregularidades.