3 motivos para realizar o EVTL!
No artigo de hoje, nós vamos apresentar 3 motivos para realizar o Estudo de Viabilidade Técnica e Legal (EVTL).
Primeiro Motivo: Conheça a vocação do local escolhido
Uma boa localização, depende de condições propostas na Legislação de Uso e Ocupação do Solo – a Lei de Zoneamento, que varia a cada município, apresenta Parâmetros Urbanísticos para o imóvel estudado e qualifica-o de acordo com seu potencial.
A legislação define as regras e restrições para determinada atividade. Essas restrições têm como objetivos, atender ao desenho urbano, gerar melhor convívio na cidade, buscando equilíbrio, desde a preservação do meio ambiente até a forma como o interessado irá usar e ocupar o solo.
Abrem-se oportunidades para desenvolvimento de negócios, em mesmas regiões ou vias; o imóvel é valorizado como opção para instalação de uma determinada atividade, pelo fato de ao seu redor e na região, existirem outros empreendimentos do mesmo segmento. E com o tempo, aquela via passa a ser conhecida como a “rua dos bancos”, a “avenida das farmácias” ou o “bairro dos barzinhos”.
Veja que o conceito “Vocação do Local”, é valido para o empreendedor, mas também para o proprietário, e o quanto é importante o desenho urbano pois, ele quem define para onde e como a cidade se desenvolve. Por isso afirmamos a necessidade de conhecer o local e seus arredores, seja para a instalação do uso, ou para ofertar e aumentar sua lucratividade a partir da compra ou aluguel do imóvel.
Segundo Motivo: Prevenção de compra ou aluguel de imóvel irregular
Após a primeira etapa do estudo, ainda podem existir barreiras a serem ultrapassadas, uma delas é se haverá uma obra nova ou se a construção existente será mantida desde que atenda as necessidades do negócio escolhido.
Acreditar que o mais prático seja manter a construção já existente, por corte de custos com a realização da obra, pode não ser a melhor visão do negócio. Cerca de 80% dos imóveis edificados estão em condição de irregularidade por situação tributária e/ou documental do imóvel.
Fazendo uma rápida analogia, imagine que você fecha a escolha do local, sem o histórico da situação. E com isso decide reformar, sem o conhecimento de que alvarás e licenças para a reforma ou construção, atestem o imóvel cumpre as normas da legislação, que são necessários para sua proteção.
Esse tipo de situação, sujeita o empreendimento à ações de fiscalização da Prefeitura, para obras em andamento. Se os parâmetros urbanísticos, estiverem em desacordo, além de ser notificado pela irregularidade, o dono está sujeito à embargos e multas de acordo com a lei.
Como o objetivo da Ameni é conscientizar o leitor, repetimos – deixar de seguir normas da legislação, torna o empreendimento vulnerável à prejuízos! E com certeza você quer começar um investimento prevenido contra irregularidades que possam afetar seu negócio antes mesmo de iniciar seu funcionamento.
Terceiro Motivo: O Guia perfeito para a regularização!
Com o diagnóstico do imóvel em mãos, o empreendedor consegue ter a visão global e detalhada das ações necessárias ao seu planejamento, tanto para viabilizar gastos quanto para a previsão de cronogramas para obtenção dos documentos e atualização de informações.
Há um roteiro a ser seguido que define as ações a serem adotadas através de um fluxograma, elaborado especificamente para a condição e atividade do imóvel estudado. Esta ferramenta é o passo a passo para entender e atender prazos e cumprir pré-requisitos para regularizar o negócio. O domínio da informação simplifica todo o processo!
Embora este artigo defina três motivos para a elaboração do EVTL, ele deve ser compreendido como forma de simplificar o entendimento sobre o processo.
Um investimento, é sujeito à regras e burocracias que por sua vez requerem uma profunda análise de mercado, da empresa, do produto e/ou serviços oferecidos. Mas a viabilidade para o empreendedor investir e estabelecer um negócio fora de riscos, somente é constatada por um eficiente e eficaz Estudo de Viabilidade Técnica e Legal, que o ajudará na blindagem e proteção contra qualquer irregularidade.
Se ainda ficou alguma dúvida do porque realizar o EVTL para conhecer os requisitos de uma localidade e atividade, entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas. Estamos ao seu lado!