Quando se fala em empreender, cuidados e um bom planejamento somam para o sucesso do seu negócio
“66% dos brasileiros querem abrir o próprio negócio para ter mais liberdade e autonomia”Esse número se reflete quando vemos diversos empreendedores crescendo mais e mais em suas atividades; acreditando ser esta, uma prática de enorme tendência para os próximos anos.
Para contribuir com esse crescimento em potencial, a Ameni, entende que antes da preocupação com o sucesso do negócio, o empreendedor deve iniciar sua jornada com cuidado. Buscando conhecer e entender uma série de requisitos exigidos por lei que terão um grande impacto em sua escolha final.
Para isso, queremos contribuir como especialistas no assunto, e também como fonte de informação para dúvidas que surgem durante o processo de abertura de um novo negócio.
Empreender; grandes responsabilidades!
Você sabia, que além de registrar-se em órgãos públicos como a Junta Comercial, são necessários um conjunto imenso de documentos; entre eles o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros); a Licença de Funcionamento; ou a Licença Sanitária; obrigatoriamente, um documento exigido para atividades alimentícias ou farmacêuticas.
Conseguiu notar alguma diferença até aqui? Logo, a quantidade de documentos varia de acordo com a categoria que sua atividade está relacionada. Por exemplo – um Shopping Center – um empreendimento desse tamanho pode ter mais de 500 documentos em sua base, um número elevado que exige um cuidado ainda maior de seu(s) proprietário(s).
Já em casos mais simples, como quiosques de shopping centers por exemplo; esse número cai para 25 documentos em média, mas nem por isso o cuidado com a documentação deve ser menos criterioso ou de menor atenção por seu tamanho.
Então, como são necessários tantos documentos? O número quando analisado assusta pela quantidade e grau de complexidade que podem vir a ter, sabemos disso, ainda mais pela responsabilidade do empreendedor e dono do negócio, em manter cada documento vigente.
“Mas eu realmente preciso pensar e verificar tudo isso? Não é somente criar um CNPJ e cortar a fita no dia de inauguração do meu negócio?”
A falta de alvarás, licenças e certificados, representam riscos ao estabelecimento. Estar em desacordo com as regras impostas para cada atividade, podem ocasionar multas, impedir a abertura e funcionamento. Por isso documentos, como o AVCB, que comprovam a segurança ali, são necessários, para atestar a existência e regularidade do local.
Conhecer cada requisito de um documento, cria condições para melhor esquematizar o plano de ação necessário para legalizar o imóvel ou atividade. Por mais burocrático que seja o processo de obtenção ou renovação, as normas devem ser respeitadas à risca.
Como no exemplo dado anteriormente, há uma certa quantidade de documentos relacionados ao tipo de atividade; as características do Município, Estado e do imóvel, também influenciam neste plano, pois cada local possui diferentes regras e exigibilidades (termo usado na legalização imobiliária para exigências).
Conforme a região, que o empreendedor deseja investir, após entender as exigibilidades locais, o plano de obtenção/renovação, pode até apresentar dificuldades no começo do processo, entretanto, trará ao empreendedor a garantia de legalizar-se perante todo e qualquer órgão público que impacte em sua jornada.
Isso é apenas uma parte do gigantesco universo da legalização imobiliária e acredite, com os 42 anos de experiência que temos, presenciamos diversas mudanças e ainda existe muita coisa para ensinarmos para você que chegou até aqui.
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