Multas – Como evitá-las e preservar seu negócio
Introdução
Além de conhecer tudo o que é necessário para a implantação e o desenvolvimento de uma atividade, é importante conhecer todas as leis que impactam em seu negócio. Há necessidade de obtenção de Alvarás de Reforma, Habite-se, Licença de Funcionamento, Certificado do Corpo de Bombeiros, Licença Sanitária (dependendo da atividade), Licença de Anúncio, entre outros.
Todos estes documentos são exigidos em lei; e o não cumprimento das leis acarreta multas, abertura de processos e até interdições.
O que são multas?
Segundo a definição do direito:
“Multa, em seu sentido originário, é uma pena pecuniária.
Em sentido amplo, é a sanção aplicada a alguém que infringe a lei(legal), o contrato (convencional) ou decisão judicial (astreintes).
Pode ser aplicada, portanto, pelo Estado (Poder Público), em virtude do descumprimento da lei, como ser exigida de um contratante,
se o outro descumpre o estipulado em contrato.
A multa, no direito público, é a sanção empreendida pelo Estado ao particular que descumprir uma norma jurídica.
Como por exemplo ultrapassar o limite de velocidade rodoviária, exercer atividade sem licenças, entre outros.”
Elas (as multas) são aplicadas mediante um processo administrativo, onde a fiscalização identifica que houve alguma infração, ou seja, o descumprimento da lei. O que torna difícil o processo de contesta-las, pois, os emissores dessas punições, no caso agentes do governo, possuem fé pública em suas verificações.
Para quem é dono de um empreendimento, pode sofrer só de ouvir ou ler a palavra “multa”, elas podem causar um grande transtorno financeiro, interdições, que comprometem, além do lucro, o nome da marca, podendo até causar o encerramento da atividade (mas calma que mais abaixo explicamos o porquê).
Então, muita atenção amigo leitor!
O primeiro mandamento que nós da Ameni indicamos para você que tem o sonho de possuir um negócio
ou está iniciando o processo do tão sonhado empreendimento é:
“Conheça as leis que impactam na sua atividade”
É muito importante para um empreendedor conhecer todas as leis que impactam em sua atividade, saber sobre todas as licenças, alvarás e ou certificados necessários para que a atividade possa ser desenvolvida de forma legal e sem problemas.
Não é possível tentar contestar uma multa mediante a colocação de desconhecimento da legislação.
De acordo com a legislação brasileira, alegar o desconhecimento da lei é inescusável [Artigo 21 do Código Penal Brasileiro (Parte Geral, Título II – Do Crime)]
Ou seja, não admite desculpas.
Todo cidadão brasileiro deve conhecer as leis de seu país, ainda mais ao decidir estabelecer um negócio.
Vamos refletir um pouco:
Você decide instalar uma padaria no município de São Paulo
(vamos falar de São Paulo somente como um exemplo mais cotidiano nosso).
Leis municipais relativas ao licenciamento, determinam que o estabelecimento tenha Licença de Funcionamento, Licença Sanitária (emitida pela Vigilância Sanitária), Licença de Publicidade, (nome real, CADAN – Cadastro de Anuncio). Onde normas estaduais determinam a necessidade de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Cada município e cada estado possuem suas leis, e estas são diferentes entre si.
Como as leis são inúmeras e variam de localidade para localidade, talvez a dificuldade entre interpretar as normas e regras de cada licença e obter o documento seja um árduo processo para o empreendedor leigo no assunto.
Nesse caso indicamos que ele contrate uma consultoria especializada para ajudá-lo no entendimento destas leis e nos processos de obtenção de todos estes documentos. Com a ajuda de um especialista no assunto o empreendedor consegue focar 100% em sua atividade final, enquanto cuidam de toda a regularização do sonhado empreendimento, vale a pena repensar a estratégia completa contando com a consultoria.
Caso as leis não sejam cumpridas
Aqui vai um aviso importante!
Uma vez que a legislação não seja cumprida e a fiscalização identifique descumprimento de tais regras, multas serão emitidas contra a empresa infratora.
Há situações em que o infrator é primeiramente notificado, para que tome providências para a obtenção do alvará, certificado ou licença, que comprove que o negócio ou atividade está legal perante a lei.
O não cumprimento da notificação gera a multa. E caso não ocorra o pagamento da mesma, serão geradas multas reincidentes, acarretando processos judiciais e interdições do estabelecimento.
Exemplo de multas para falta de Licenças no Município de São Paulo
Falta de licença de funcionamento: Uma vez que a fiscalização identifique a não existência do documento, emitirá notificação para que a mesma seja emitida dentro do prazo estipulado pela lei. Não sendo emitida no tempo limite, haverá multa e interdição do local.
Falta de Licença Sanitária: Assim como a Licença de Funcionamento, o agente poderá emitir em um primeiro momento uma notificação, ou poderá multar o estabelecimento de uma vez. Em uma segunda etapa, onde o estabelecimento não tomou providências para obter a licença, este poderá ser interditado.
E acredite a Vigilância Sanitária não deixa casos assim passarem batidos.
Falta de CADAN (Cadastro de Anuncio): Segundo a legislação paulistana, se um estabelecimento possuir anúncio sem o devido cadastro, será multado. Após 3 multas consecutivas, o mesmo será interditado.
Então fuja de problemas com as licenças do seu negócio, afinal o resultado para o não cumprimento das leis pode custar muito caro e não somente para o bolso.
Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizada em Abril/2016 ,
86,04% das empresas brasileira possuem ao menos uma irregularidade, tendo apenas 13,96% sem nenhuma irregularidade.
Um número muito elevado por sinal, então fique atento.
Confira os gráficos abaixo disponibilizados no site do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem).
Também é possível conferir a pesquisa completa clicando aqui
fonte: Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento
Conclusão
Conhecer as leis e saber todos os documentos necessários para a legalização da sua atividade é de grande importância para evitar as possíveis multas e demais aborrecimentos causados pela falta de agilidade, conhecimento técnico ou simplesmente por não dar tanta relevância aos processos regulatórios que precisam ser realizados em um empreendimento.